Informações
(11) 2965-2372

Dicas

Dicas

O Encaixe das cores na impressão Flexográfica

O pré-registro é oprimeiro passo no trabalho de encaixe das cores para impressão flexográfica.

O que é o pré-registro?

Pré-registro é o posicionamento dos cilindros porta-clichês de tal forma que ao entrarem em impressão estejam com o registro o mais próximo possível do ideal; dispensando, portanto, a desacoplagem das engrenagens para acerto do encaixe das cores.

Como executar o pré-registro:

1) Ao colar os clichês nos cilindros, marque nas laterais a posição do rnicroponto ou da cruz de registro em cada porta-clichê. 2) Posicione o cilindro da primeira cor na impressora; faça uma marca no tambor central em posição que coincida com a marca do cilindro e acople as engrenagens. Atenção: execute somente a acoplagem das engrenagens e evite a pressão sobre o clichê. 3) Gire o tambor central até a marca chegar na segunda cor e acople o cilindro porta-clichê também em posição coincidente com a marca do tambor central. 4) Repita este procedimento em cada grupo impressor.

Todo o trabalho de pré-registro não necessita tinta e, portanto, não é necessário que a tinta esteja circulando durante o acerto. Durante o procedimento, também não há consumo de substrato.

Terminada esta etapa, deve ser feita a passagem do substrato e a regulagem do grupo impressor, antes de se iniciar o ajuste fino de encaixe.

Como regular o grupo impressor:

l) Com o anilox parado, encoste suavemente a câmara encapsulada. 2) Promova a circulação da tinta que já deve estar com a viscosidade determinada. 3) Inicie o giro do cilindro anilox e faça o ajuste fino de raspagem; a tinta deve cobrir uniformemente toda a superfície do anilox (caso apareça qualquer tipo de risco, cheque a montagem do sistema encapsulado e, se necessário, repita a mesma). Atenção: Jamais insista em rodar a impressora com um risco de raspagem no anilox, pois poderá danificar o mesmo. 4) Ponha o substrato em movimento e execute a entintagem do cliché. Aproxime suavemente o anilox do cliché ao primeiro sinal de entintagem no cliché, pare o lado que encostou primeiro e acerte o paralelismo de entintagem.
A pressão de entintagem deve ser a mais suave possível.
5) Execute a entintagem do substrato; aproxime suavemente o cilindro porta-cliché do substrato, até conseguir a impressão mais suave possível. 6) O trabalho não terminou; regule novamente a entintagem, pois agora, com a imagem sendo impressa, a condição para regular a entintagem é melhor. 7) Repita o mesmo trabalho e regule novamente a pressão de impressão.

Este método de regulagem, apesar de simples, melhora bastante a qualidade de impressão, além de aumentar consideravelmente a tiragem dos clichés, pois permite a mínima pressão possível de entintagem e de impressão.
Com o pré-registro feito, resta regular a máquina para se obter o registro perfeito das cores.

Proceda da seguinte forma:

1) Regule e faça a impressão da 1 a cor e trave o grupo.
2) Regule e faça a impressão da 2a cor, acertando o registro; faça sempre a regulagem do registro lateral antes do longitudinal. Após a obtenção do encaixe perfeito, não esqueça de executar o travamento da 2a cor.
3) O registro da 3a e das demais cores deve ser feito somente após obter o registro perfeito das 2 primeiras cores.

Atenção: Evite sempre tentar acertar o registro de todas as cores de uma única vez, pois, além de consumir mais substrato, leva mais tempo.

Os equipamentos flexo de tambor central costumam manter o registro sempre constante, não havendo, portanto, oscilações durante a impressão. Contudo, caso ocorram oscilações, faça uma checagem dos componentes da impressora que atuam no registro lateral e longitudinal e nas medidas dos cilindros.
Seguindo-se esta metodologia o acerto da impressora toma-se menos complicado, é feito em menos tempo e consome menos material, propor-cionando maior satisfação àquele que o realiza.

Fonte: Roto & Flexo Conversão Ano02 n.06

  • Veja também
  • twitter
  • facebook
  • Siga a Walmak no Twitter
Desenvolvido por